Uma "não-conferência"

No sábado dia 22/01/2011 fui ao UK Gov Camp 2011. Foi a minha primeira experiência com uma “un-conference”. A agenda para o evento tinha começo e fim, mas nada no meio.

Surpreendentemente, de uma maneira bastante fluida, tudo funcionou muito bem. Posso dizer que foi uma das melhores conferências de que já participei, em termos de relevância do conteúdo e qualidade das discussões.

A primeira hora do evento foi dedicada a estabelecer as regras do jogo. Todos se apresentaram brevemente, e apesar de haver quase 200 participantes na sala, as apresentações demoraram somente meia-hora. Em seguida o facilitador Lloyd Davis convidou todos aqueles que gostariam de coordenar uma sessão a defenderem seu tema por 30 segundos e, após uma brevíssima consulta (na forma de ‘levanta a mão quem se interessou’), colocar um post it em uma das 55 sessões disponíveis (11 salas ao longo de 5 horas). O resultado você pode ver aqui.


Paul Clarke

O público era em geral composto de funcionários do governo, especialmente governo local, todos engajados em mídia social (existe por aqui uma comunidade bastante ativa de blogueiros especializados em governo local, como você pode ver no agregador Public Sector Blogs). Mas também marcaram presença (como sempre) os fornecedores de TI, apesar de que, ao contrário do usual, num clima mais relaxado, sem aquele enfoque do “compre já”. Vale a pena mencionar a generosidade da Microsoft UK, que cedeu por um dia seu excelente espaço de conferências, no lindo Cardinal Place.

Participei de sessões sobre localismo, metodologias agile, mídia social e SharePoint, todos temas que merecem posts separados. Uma compilação dos resultados do dia pode ser encontrado aqui.

Os organizadores Dave e Steph realmente mandaram muito bem. Até patrocínio pra cerveja pós-não-conferência eles conseguiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário