Inteligência Suprapartidária I


O leitor deste blog pode acompanhar, ao longo do tempo, as pioneiras experiências do governo trabalhista britânico, no sentido de usar a inteligência coletiva de seus cidadãos para tentar aprimorar a gestão pública do Reino Unido.

Com a queda do gabinete trabalhista e a posse no novo governo de coalizão, ficamos curiosos para saber o destino desses esforços.

Para nossa satisfação, e, seguramente, mais ainda, dos cidadãos britânicos, essa busca por novos métodos de gestão centrados na inteligência coletiva revelou-se suprapartidária, conforme mostrou o projeto Your Freedom, comandado pelo atual vice-primeiro ministro Nick Clegg.

Por meio desta ação, iniciada no último verão europeu e concluída no final de 2010, o governo solicitou à população que encaminhasse, por meio de um site especialmente criado, sugestões que ajudassem o governo a rever leis, regras ou simples regulamentos que interfiram na liberdade e nos direitos civis dos cidadãos. Esta demanda partiu do princípio de que a legislação de um governo deve servir para proteger as pessoas e não para oprimí-las.

No período de consulta, o site recebeu em torno de 14 mil idéias que, uma vez classificadas segundo grandes temas, foram distribuídas aos ministérios e orgãos competentes.

O vice-primeiro ministro observou que a intenção do governo após analisar a pertinência das sugestões é implantar de pronto aquelas que não demandarem mudanças na legislação vigente e incorporar as demais em um marco regulatório específico sobre “liberdade dos cidadãos”.

Para detalhes desse encaminhamento, acompanhe o vídeo com a fala do ministro Clegg.


Voltaremos ao tema para falar sobre o teor das idéias e dos esforços que julgamos necessários para que iniciativas deste tipo sejam incorporadas em uma nova rotina governamental.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário