Pensando a Empresa do Século XXI

Ontem a tarde, foi dado o pontapé inicial no "Programa Excelência Gerencial" da Sabesp, um amplo e inovador conjunto de atividades de formação em estão, envolvendo, palestras, cursos e oficinas, coordenado pela Fundap.

A palestra inaugural foi proferida pelo professor Oscar Motomura da Amana Key. Com a sabedoria de sempre, o professor abordou o tema "O mito das diferenças entre gestão pública e gestão privada". 

Focando o "fazer acontecer" e o "impossível, como adversário a ser combatido", Motomura falou de modelos mentais, hierarquia, transparência, empreendedorismo, trabalho em equipe, sustentabilidade, ética e mais um sem número de questões vitais para o futuro das organizações, sobre as quais nos sentimos mais estimulados a pensar após ouvi-lo.

Embora esta palestra não esteja disponível para download, quem quiser conhecer um pouco mais à fundo o pensamento e a obra de Oscar Motomura pode visitar seu site na internet.

Durante a exposição, para ilustrar sua abordagem sobre a ética, o palestrante projetou o vídeo abaixo, que retrata uma pequena parte de uma aula do filósofo Michael Sandel, provavelmente o mais popular professor da Universidade de Harvard, que nos mobiliza, de maneira criativa e bem humorada, a refletirmos sobre um assunto muito sério, "o lado moral do assassinato". 

 

A propósito, este e outros temas, igualmente controversos e desafiadores, são abordados, no mesmo estilo, em seu mais recente livro "Justiça - O que é fazer a coisa certa".


Nenhum comentário:

Postar um comentário