Você Viveria sem a Internet?


Embora a Internet comercial no Brasil seja ainda uma jovem de apenas 17 anos, fica difícil imaginar como seria nossa vida, hoje, sem esta envolvente criatura. Ela ocupou tantos espaços, de forma tão profunda, em tão pouco tempo, que as vezes tenho a sensação de que ela sempre existiu.

Esse cenário maluco levou o Professor Michael Cox, da SMU Cox School of Business,  a perguntar aos seus alunos, quanto eles cobrariam para abrir mão da Internet. Teve gente que pediu um bilhão de dólares, ou seja mais de 2 bilhões de reais.

Segundo o professor, essa contaminação sem precedentes está associada à queda expressiva e continuada nos custos de acesso à rede mundial e nos preços dos computadores e celulares que possibilitam essa comunicação, bem como à miniaturização e ampliação das funcionalidades destas facilidades. O atuais smartphones, por exemplo, fazem de tudo, até mesmo chamadas telefônicas.

Em cima da questão proposta por Cox, a Fund for American Studies (TFAS), ONG norte-americana voltada para disseminação da liberdade e do livre mercado, foi às ruas para saber que valor as pessoas atribuiriam a Internet. O resultado está no filme abaixo exibido, para o qual fui alertado pelo meu colega JP.

Além das respostas dos usuários, o vídeo vale a pena, também, pelo rápido histórico dos dispositivos eletrônicos, com particular atenção ao "mobile" utilizado por Michael Douglas, no filme Wall Street. Na verdade já era um multifuncional: telefone e peso para musculação.






E você, quanto cobraria para ficar fora da Internet?


Nenhum comentário:

Postar um comentário