Cuidado com a Imprensa (da) Nanica - Parte II

Fonte: NeverSeconds

O blog da Martha, sobre o qual falamos na postagem anterior, (se você ainda não leu a Parte I, clique aqui, antes de continuar) embora muito recente - começou no dia 30 de abril deste ano - já tem mais de 6 milhões de visitas, 20% a mais do que toda a população da Escócia (notem, na parte inferior do blog, que o reloginho de acessos não pára de avançar).

O número de acessos mostra que este inesperado fenômeno editorial da mídia social, ultrapassou em muito as fronteiras do Reino Unido. Além disso, dado o tema do blog, ele atraiu também a atenção de conhecidos chefes de cozinha britânicos. Jamie Oliver, por exemplo, fez um tuíte de apoio a sua iniciativa e Nick Nairn, professor de gastronomia e apresentador de programas culinários na TV, convidou-a para um encontro. Cobrindo o evento, o jornal escocês "Daily Record" publicou uma foto da garota, ao lado de Nick, com a seguinte manchete: "Hora de demitir a merendeira".

Não satisfeito com a primeira saia justa, o Conselho de Argyll e Bute, ao tomar conhecimento da reportagem, fez um novo gol contra, assim retratado pela própria Martha, em sua postagem "Adeus", publicada no dia 14 de junho.

"Nesta manhã, durante a aula matemática fui tirada da sala pela minha diretora e levada para a sala dela. Ela me falou que eu não poderia mais tirar fotos da minha merenda, devido a uma manchete em um jornal de hoje".

"Eu escrevo apenas no meu blog, não em jornais, e estou triste por não ter mais a permissão para tirar as fotos. Vou sentir falta de dividir e avaliar minha merenda e também vou sentir falta das fotos de merendas que vocês me enviam."

Foi uma comoção nacional. Mike Russel, o Secretário de Educação da Escócia, cargo equivalente ao de Ministro da Educação aqui no Brasil, criticou a proibição em sua conta no twitter, afirmando que a decisão foi tola e que pediria ao diretor-executivo do Conselho que a revogasse, o que de fato ocorreu. Nossa querida Martha já voltou a fotografar a merenda.

Quero mencionar, por fim, que a pequena blogueira também resolveu aproveitar seu espaço para colaborar com a Marys' Meals, uma ONG que angaria fundos para alimentação de crianças carentes. Essa polêmica toda teve um inesperado impacto positivo, fez subir de 2 mil para 46 mil libras o valor arrecadado pelo blog. Tem cauda longa na merenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário